“Talvez seja este o sentido mais exato da alfabetização: aprender a escrever a sua vida, como autor e como testemunha de sua história, isto é, biografar-se, existenciar-se, historicizar-se (FIORI apud FREIRE; GUIMARÃES, 1987, p. 10).
No livro “Navegar no Ciberespaço – O perfil cognitivo do leitor imersivo”, Lúcia Santaella traça um perfil dos diversos tipos de leitores: o leitor contemplativo, meditativo; o leitor movente, fragmentado e o leitor imersivo, virtual. Nessa análise, situa a “nova geração” como leitores imersivos e o/as professores (na sua maioria) como leitores contemplativos. Diante dessa realidade, torna se imprescindível que os/as educadores realizem uma autocrítica, visando refletir sobre o seu papel diante dos novos pressupostos teórico-metodológicos colocados para educação do século XXI. Nesse contexto, é importante que o/a professor saia da “segurança” de seu quadrado e busque alternativas para se incluir digitalmente.
Dessa forma, a criação de um blog educativo pode ser uma alternativa interessante para enriquecer o cotidiano escolar. Essa ferramenta interativa possibilita uma leitura hipertextual que agrega várias linguagens: áudios, textos escritos e imagens.
O blog pode ser uma forma atraente de seduzir os/as estudantes, permitindo que seja explorado o seu potencial criativo e de reflexão acerca das questões cruciais do mundo contemporâneo.
RAMOS, Edla Maria Faust Ramos; ARRIADAS, Mônica Carapeços; FIORENTINI, Leda Maria Ragearo. Guia do Cursista.. 2.ed. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo São Paulo, Paulos, 2004.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo São Paulo, Paulos, 2004.
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